Programas Ambientais

Programas Ambientais

Mico-Leão-Preto
Com o objetivo de preservação da espécie, o Projeto Mico-Leão-Preto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), na unidade Mosquito, no município de Narandiba (SP). Na reserva de Mata Atlântica situada no Pontal do Paranapanema, estão sendo recuperados os corredores de biodiversidade com o objetivo de interligar os fragmentos habitados pela população.

Reservas Particulares de Patrimônio Natural - RPPN
São desenvolvidos dois projetos estratégicos. O primeiro na unidade Mosquito, em Narandiba, com a preservação da maior reserva contínua de Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema, em 1.270 ha. Já na unidade Pirapitinga, é preservada a maior área de cerrado nativo da região, o Cerrado do Bugre, com área total de 3.000 ha. São parceiros nos projetos a Confederação Brasileira de Proprietários de Reservas Particulares de Patrimônio Natural o Instituto de Pesquisas Ecológicas da Universidade do Oeste Paulista (IPE), a FAPESP e, as Universidades Federais de Viçosa e de Lavras.

Projeto de levantamento da fauna do cerrado
Realizado em parceria com o departamento de biologia geral da universidade de Viçosa, no cerrado do Bugre, localizado na fazenda Pirapitinga, no município de Canápolis, Minas Gerais.

Projeto de levantamento populacional da flora e capacidade de regeneração
Projeto realizado em parceria com a fundação de apoio à pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp) e com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), onde a empresa faz um levantamento da flora existente nas reservas situadas em suas unidades operacionais de São Paulo.

Projeto de conservação e preservação de recursos Hídricos
Trabalho que visa a conservação e preservação dos recursos hídricos da fazenda Pirapitinga com a identificação e catalogação de todas as fontes de água existentes dentro da propriedade.

Projeto Inventário da Avifauna
Os conhecimentos atualmente disponíveis no Brasil sobre a fauna de aves se mostram incipientes, em função da grande diversidade de espécies e de habitats de difícil acesso. Isso pode ser notado claramente na região Nordeste do estado de Mato Grosso. Percebendo a necessidade de estudos sobre o tema, a Aliança da Terra criou o Projeto Inventário da Avifauna, do qual somos parceiros, com o objetivo de ter uma visão sobre os fenômenos decorrentes da presença desse grupo na região.

Os resultados destes estudos serão divulgados no livro da série "Boas Práticas", lançado ainda neste ano.

Projeto Bonsucro - Fazenda Bartira
Como parte das iniciativas de sustentabilidade, buscamos alinhar nossas atividades aos melhores padrões de produção e certificação utilizando o Protocolo Bartira de Sustentabilidade. Nosso protocolo foi desenvolvido observando os melhores padrões e práticas de mercado e no caso das operações de cana de açúcar, as diretrizes da Bonsucro. Em 2015, nos tornamos membros da Bonsucro e conforme previsto nessas diretrizes adotamos um plano de gestão ambiental alinhado as orientações deste renomado padrão internacional.

Clique aqui para visualizar o Plano de Gestão Ambiental.

programas ambientais
2012©Fazendas Bartira
Desenvolvido por UK Design